INFRA ESTRUTURA

Proposta Pedagógica

Na educação infantil, o estudante é estimulado a descobrir, arriscar, rever e participar de atividades que construirão seu processo de conhecimento real, com vivências experimentadas no dia a dia da escola, que favorecem o desenvolvimento cognitivo e a formação social e pessoal da criança. Em todos os espaços da Educação Infantil mobiliários, objetos e materiais de apoio são adaptados para a aprendizagem nessa fase escolar, garantindo a excelência pedagógica. Além das atividades em sala de aula, os parques são utilizados com atividades lúdicas e recreativas, onde os estudantes se divertem, desenvolvem atividades motoras e criam relações interpessoais.


Toda criança espera ser amada e só assim passa a retribuir esse amor. Desde que nasce, enquanto cresce e se desenvolve precisa sentir-se querida, procurada, ajudada, elogiada, para crescer emocionalmente equilibrada e desenvolver na vida adulta todo seu potencial humano.

O amor é feito de gestos, de dedicação e não apenas de palavras.

Escola e família têm juntas um papel insubstituível nessa tarefa: elas ajudam a criar uma base segura com amor e entendimento, para que a criança se torne um adulto feliz.

É necessário respeitar a criança, aceitá-la do jeito que é, entender que ela vai crescer e construir sua própria história, é fundamental ensinar-lhe as normas de convivência já sabendo que ela vai praticá-las a seu modo, com seus limites, inclinações e imperfeições. Precisamos saber que a grande meta na vida dessa criança é tornar-se ela própria e não uma simples repetição do que somos ou fomos.

Essa grandeza é o sentido maior da educação: plantar, sempre e por muito tempo, e sem cobrança, serão os gestos de amor os  modelos para as futuras ações dessa criança.


Para nós, equipe do Colégio Alpha Polivalente , fica a certeza de que não existe missão mais nobre, desafio mais admirável do que fazer uma criança crescer de forma ilimitada, para desabrochar e tornar-se um ser humano comprometido com a responsabilidade de fazer um mundo melhor.

No Ensino Fundamental I ,a educação deve sempre estar voltada à construção significativa dos conhecimentos necessários para uma cidadania completa, como também deve abranger uma tomada de consciência sobre o futuro .

Seus objetivos se baseiam numa formação geral comum a todos garantindo o desenvolvimento de suas aptidões, capacidade de raciocínio, espírito crítico, criatividade, sentido moral e sensibilidade estética. Deve se assegurar o saber e o saber fazer, a teoria e a vivência, o desenvolvimento físico, motor e artístico, atitudes visando à formação de cidadãos civicamente responsáveis e democraticamente intervenientes na sociedade.


Podemos falar com o coração cheio de bons sentimentos, que toda esta trajetória valeu e que queremos mais do que ensinar os PCN`s, mas mudar os pilares centrais que estruturam a personalidade, aprender a pensar antes de reagir e amar o espetáculo da vida.

As sementes que plantamos, precisam ser regadas com muito Amor.
Precisamos seguir o caminho do Mestre dos Mestres…
Temos a certeza que podemos fazer de nossos alunos, verdadeiros governadores deste país.
O princípio de semeadura e colheita se aplica  num processo gradual, através da Educação , que as sementes são plantadas e cuidadas, para produzir frutos em todos os aspectos da vida: pessoal, social, política e econômica.